Quantcast
Channel: SHIPS & THE SEA - BLOGUE dos NAVIOS e do MAR
Viewing all 1613 articles
Browse latest View live

Fotografia histórica: Porto de Lisboa em 4 de Julho de 1952

$
0
0
Fotografia histórica do Porto de Lisboa. Uma fotografia como a que ilustra este "post" ficaria bem legendada assim: vista aérea do cais da Rocha e docas de Alcântara e Oeste de Santos - anos cinquenta do século XX.
Acontece que o meu gosto pela investigação histórica às vezes se traduz saudavelmente em querer saber mais. Comecei a observar os navios atracados e uma primeira constatação limitou a data da imagem entre Março de 1952 e Maio de 1953, por a primeira data ser a da chegada a Lisboa do paquete VERA CRUZ (num Domingo, 2-03-1952) que se destaca majestoso no centro da imagem atracado junto à Estação Marítima da Rocha, e a segunda ser a da última viagem do pequeno cargueiro SÃO SILVESTRE ex-FUNCHALENSE de 1927, que se vê atracado dentro da Doca de Alcântara, minúsculo, no canto superior esquerdo, local de atracação dos navios da banana da Empresa de Navegação Madeirense até 1990.
Identificados três dos quatro paquetes da Companhia Colonial de Navegação visíveis na imagem VERA CRUZ, MOUZINHO (atracado pela popa do VERA CRUZ) e SERPA PINTO (atracado dentro da Doca de Alcântara), fui estudar as viagens destes navios e cruzar as datas das estadias dos mesmos em Lisboa em 1952 / 1953.
Após algumas horas de estudo e análise, a xarada foi desvendada e identificados todos os navios portugueses visíveis na imagem.
A fotografia foi tirada a 4 de Julho de 1952.
Os navios são os seguintes: atracados ao cais da Rocha, da esquerda para a direita, o paquete PÁTRIA chegado a Lisboa a 20-06-1952, e que saiu para a viagem seguinte a 8-07 (a carregar no cais da CCN, com o armazém em construção que serve hoje de sede da Liscont), atracado de braço dado pela amura do PÁTRIA está o cargueiro QUIONGA, chegado de Leixões nesse dia com carga a ser baldeada para o PÁTRIA. Seguem-se os paquetes VERA CRUZ, chegado a Lisboa a 30-06-1952, com largada para nova viagem ao Brasil a 5-07 e MOUZINHO chegado de Angola a 19-06-1952, que saiu para Leixões a 10-07 e fez escala em Lisboa novamente a 14-07 para embarque de passageiros para Angola. Pela popa do MOUZINHO, está atracado na Ponta da Rocha o cargueiro PUNGUE que largou para Luanda a 5-07-1952. Paralelo ao PUNGUE, na muralha interior da Ponta da Rocha (esta zona do porto chamava-se inicialmente Doca Oeste de Santos, por contraponto com a Doca Leste cujo molhe deveria sair do Terreiro do Paço e fechar junto à Ponta da Rocha, mas nunca chegou a ser construído), está atracado o LAGOA da Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, chegado a Lisboa a 22-06-1952 e com saída para o Norte da Europa no dia 4-07. No extremo direito da imagem, atracado ao Cais de Santos, no cais privativo da Empresa Insulana de Navegação vê-se o paquete LIMA chegado a Lisboa a 23-06-1952 e com nova viagem à Madeira e Açores marcada para 8-07.
Dentro da Doca de Alcântara, no cais Norte, o cargueiro SÃO SILVESTRE seguido do grande cargueiro INHAMBANE da Sociedade Geral, surto no Tejo desde 16-06, em reparação no Estaleiro da CUF, com o Aviso de 2ª classe NRP PEDRO NUNES, atracado de braço dado. Dentro da Doca Seca nº 1 do estaleiro, outro dos antigos cargueiros da Sociedade Geral, o LUSO, que se encontrava em Lisboa desde 1-02-1952 a fazer uma grande reparação. Finalmente, atracados ao Cais Sul da Doca de Alcântara, o paquete SERPA PINTO, muito elegante, a fumegar (acabava uma importante reparação, tinha chegado a Lisboa a 25-05-1952 e largou a 9-07 seguinte num cruzeiro ao Báltico com a equipe e comitiva portuguesas aos Jogos Olímpicos de Helsínquia). Pela popa do SERPA PINTO, o cargueiro mixto MADALENA, (em Lisboa de 30-06 a 7-07) então a unidade mais moderna da Insulana que fazia a carreira do Funchal com o seu irmão GORGULHO.
Mais dois aspectos interessantes associados a esta bela imagem:
No dia anterior (3 de Julho de 1952) decorreu a bordo do VERA CRUZ uma festa seguida de jantar de gala a comemorar os 30 anos da fundação da Companhia Colonial de Navegação.
Esta fotografia ilustra a transição da frota de comércio portuguesa antiga, que fez a Segunda Guerra Mundial tão esforçadamente, para a frota nova resultante da execução do Despacho 100 de 10-08-1945, cujo navio mais importante foi precisamente o VERA CRUZ.
De realçar que desta imagem já desapareceram todos os navios e todos os grandes armadores respectivos. Ao grande esforço de DESMARITIMIZAÇÃO NACIONAL que é uma das obras mais notáveis do actual regime político português levada a efeito com sucesso desde 1975, só teima em sobreviver precisamente o armador do navio mais modesto da fotografia - o SÃO SILVESTRE (que em 1927 foi o primeiro cargueiro com motor diesel a integrar a frota portuguesa), cuja EMPRESA DE NAVEGAÇÃO MADEIRENSE teima em persistir, crescer e continuar a navegar, o que vem fazendo desde 1907. (Uma possível explicação para a existência "estranha" deste armador será, em termos políticos uma provocação às políticas DESMARITIMIZADORAS do Governo do Continente..., por parte do regime Madeirense).
Imagem de Autor desconhecido. Fazer "click" sobre a imagem para a ampliar. Post dedicado ao melhor blog da concorrência, o ATLÂNTICO AZUL
A very interesting view of Lisbon on 4 July 1952 with four passenger liners of Companhia Colonial de Navegação in port: PÁTRIA, VERA CRUZ and MOUZINHO and inside the dock, the beautiful SERPA PINTO ex EBRO of Royal Mail Line.
Texto e imagens /Text and images L.M.Correia collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


CAPO GIRAO ex-CABO GIRÃO

$
0
0
O antigo rebocador madeirense CABO GIRÃO, construído em 1963 na Figueira da Foz para operar no Funchal, está bem e recomenda-se: depois de mais de 40 anos em águas da Madeira, operou em Setúbal algum tempo com o seu irmão PONTA DO GARAJAU até ser vendido a interesses italianos e transformado em iate de recreio.
A nosso pedido Hans Hoffman foi descobrir o velho CABO GIRÃO atracado na marina de Villasimius, na ilha da Sardenha, onde foi fotografado a 15 de Agosto último. Para os muitos admiradores deste antigo rebocador português, aqui ficam algumas imagens. Os nossos agradecimentos a Hans Hoffman.



Fotografia inicial do CABO GIRÃO no Funchal registada a 1 de Abril de 2004 por Luís Miguel Correia de bordo do paquete ISLAND ESCAPE.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Molhe da Pontinha: anos sessenta

$
0
0
Fotografia dos ano sessenta do século XX mostra uma pontinha romântica, com o paquete CARONIA na cabeça do molhe, vendo-se na sua popa o NIASSA da Companhia Nacional de Navegação e em primeiro plano o cargueiro norueguês ESTRELLA da companhia Bergen Line. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Escala em Ilha Grande

$
0
0
O Paraíso tem muitas versões deslumbrantes neste planeta azul cheio de mar. Um dos cantos do Paraíso chama-se Ilha Grande, ali mesmo defronte de Angra dos Reis, a Sul do Rio de Janeiro, onde estive fundeado no passado dia 12 de Novembro de 2012.
Outra versão do Paraíso não menos interessante move-se a mais de 20 nós, tem todos os confortos imagináveis, e transporta um mundo de mais de 4000 almas, sem que se dê por isso. Acorda de manhã fundeado numa ilha exótica, num porto colorido, mas bom mesmo é o navio e os dias de mar. É bom navegar num grande navio de passageiros e o MSC MAGNIFICA faz justiça ao nome. São mesmo bonitos os navios da MSC...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ANTERO DE QUENTAL em Alhos Vedros

$
0
0
O capítulo final do ANTERO DE QUENTAL ex-PONTA GARÇA foi passado em Alhos Vedros, com o desmantelamento ocorrido no ano de 1988. Na fotografia vê-se o resto do casco do ANTERO DE QUENTAL atracado ao cais dos Baptistas, o chamado "Cais novo de Alhos Vedros". Atracado de braço dado pode ver-se o porta-contentores PICO DO CASTELO, perdido por incêndio e vendido também para desmantelar.
Ao fundo, ainda intacto vê-se o VITORINO NEMÉSIO ex-GORGULHO que foi demolido a seguir. Fazia parte de um grupo de seis gémeos construídos em 1966 para a companhia dinamarquesa DFDS, três de construção alemã e três de construção dinamarquesa. Estes últimos foram comprados pela Empresa Insulana de Navegação em 1972 passando a chamar-se GORGULHO, LIMA e CEDROS.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FAIAL em S. Jorge

$
0
0
Navio de passageiros e carga FAIAL da Empresa Insulana de Navegação atracado no porto das Velas, ilha de São Jorge, Açores.
O FAIAL foi comprado em Setembro de 1968 à Companhia Nacional de Navegação para substituir o LIMA na carreira dos Açores. Embora fosse um navio de passageiros em miniatura, construído inicialmente para fazer a cabotagem na costa de Moçambique com o nome LÚRIO, foi utilizado pela Insulana principalmente como cargueiro, transportando sempre um número reduzido de passageiros. Operou como paquete apenas alguns meses em 1970 quando passou a cumprir o itinerário do CARVALHO ARAÚJO, após este ter sido desviado para o transporte de tropas entre Lisboa e a Guiné. Em 1973 foi vendido para a sucata em Espanha. Foto enviada por Nuno Bartolomeu a quem se agradece a colaboração. Entretanto o porto das Velas cresceu e modernizou-se, sem perder a escala apropriada à ilha de São Jorge...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MADEIRENSE 3 no mar

$
0
0
Três imagens do navio de carga português MADEIRENSE 3 a operar com as cores da companhia Box Lines (Grupo Sousa), fotografado no alto mar, ao largo da costa portuguesa a 17 de Setembro, quando navegava de Lisboa para Leixões. Notam-se nas imagens os efeitos da Nortada. O MADEIRENSE 3 está registado em Malta e opera na carreira Continente - Açores.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SAGRES largou de Lisboa para Aveiro

$
0
0
O Navio-Escola SAGRES largou esta manhã, 19 de Setembro, de Lisboa em viagem ao Norte de Portugal, com escala em Aveiro. A viagem da SAGRES ao Norte tem como objectivo a adaptação dos candidatos à Escola Naval. Até 27 de Setembro, os 50 jovens candidatos estão embarcados no Navio-Escola SAGRES, constituindo esta a última fase da Validação da Aptidão Militar Naval no processo de selecção do concurso da Escola Naval.
Durante a estadia no Porto de Aveiro, é de realçar ainda a participação do comandante do navio e de uma delegação da guarnição da SAGRES na inauguração da exposição de fotografias de D. Roberto Santandreu intitulada “Mar de Camões”, que ocorrerá no dia 21 de Setembro pelas 17h00, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 76 anos, 51 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objectivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal.
A Sagres é comandada pelo capitão-de-fragata Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem os 50 candidatos à Escola Naval.
Saiba mais sobre a Sagres aqui e aproveite para fazer uma visita virtual ao navio.
Fotografias de Luís Miguel Correia registadas a 19 de Setembro de 2013. Mesmo com falta de vento o navio envergou algum pano proporcionando um belo espectáculo numa manhã com uma luz magnífica a fazer desejar que o Tejo fosse sempre assim, vasto e belo, cheio de navios... Texto de LMC baseado no comunicado da Marinha sobre a partida da SAGRES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Lancha BARRA NORTE

$
0
0
Lancha BARRA NORTE, dos Pilotos de Lisboa, fotografada no rio Tejo a 17 de Setembro último.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Molhe exterior de Leixões

$
0
0
Aspectos do molhe norte do porto de Leixões, fotografado a 17 de Setembro de 2013.




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Dia de LEIXÕES

$
0
0
Não se esqueça de colocar na sua agenda para hoje:

Dia do Porto de Leixões

- visita com entrada livre.

Disfrute e vá ver de perto um dos mais belos portos artificiais da Europa, talvez mesmo o mais laborioso.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navio oceanográfico ao fundo...

$
0
0
Para os praticantes de "Batalha Naval" hoje será dia de "Navio Hidrográfico ao fundo". Na costa do Algarve, para completar o projecto da Ocean Revival. Um belo navio, o ex-NRP ALMEIDA CARVALHO junta-se a uma fragata, uma corveta e um patrulha que passam a atrair mergulhadores, espera-se que muitos. O afundamento será hoje, 21 de Setembro pelas 13 horas...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LISBOS ex-PRINCESS DANAE moving into Navalrocha

$
0
0
The Portuguese classic cruise ship LISBOA is undergoing her more extensive refit since her rebuilding in Greece from the Port Line cargo passenger liner PORT MELBOURNE. Yesterday she moved from the Portucale Quay (Upper Santa Apoónia) to the Navalrocha shipyard for drydocking and inspection of the hull and Luís Miguel Correia registered her tow downriver. LISBOA returns to cruise service in February 2014.




O paquete português LISBOA, ainda com o nome anterior pintado no casco, desceu o Tejo, ontem dia 25 de Outubro de 2013, do "Cais da Portuscale" (cais montante de Santa Apolónia, desde há meses utilizado pelos navios esta nova empresa) para a doca 1 do estaleiro naval do Porto de Lisboa, para uma primeira docagem de inspecção do casco do navio, que se deverá prolongar por cerca de uma semana. O LISBOA está a efectuar a reparação mais significativa desde que foi reconstruído na Grécia em 1974-1977, quando foi transformado de navio misto de carga e passageiros (PORT MELBOURNE 1955-1972) no paquete de cruzeiros de luxo DANAE. O LISBOA vai retomar os cruzeiros em Fevereiro de 2014.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Paquetes em Lisboa: 25-10-2013

$
0
0

Lisboa continua a ser a capital atlântica dos navios de cruzeiros. Ontem, dia 25 de Outubro de 2013, os paquetes dominavam a paisagem na velha Alfama: BALMORAL, EUROPA, FUNCHAL, LISBOA, PORTO, cinco navios a renovar sonhos de viagens por esse mar de sempre.

Fotografias de Luís Miguel Correia, com a magnífica luz lisboeta de fim de tarde de Outono. Que bonito é ver os navios em Lisboa. 







Do miradouro de Santa Luzia, junto à Cerca Moura, há sempre navios para observar.
Onde durante 100 anos atracaram os navios da Companhia Nacional de Navegação, refizeram-se os cais que agora dão as boas vindas aos milhares de turistas que nos visitam nos navios de cruzeiros.
Falta agora construir a nova gare marítima que vai proporcionar uma requalificação completa da zona ribeirinha, anulando os focos de degradação urbana patentes, apesar da beleza indescritível da cidade e do Tejo. Aqui tudo vai melhorar graças aos navios.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

QUEEN ANNA MARIA underway

$
0
0
Beautiful image of the QUEEN ANNA MARIA. One of the iconic liner in my youth in Lisbon. Built the same year as myself, and a constant in my life as passenger shipping observer: I remember her Canadian Pacific buff and chequered funnel shinning on the evening sun alongside the Rocha Pax Terminal in 1963, then as QUEEN ANNA MARIA she became part of Lisbon waterfront on her regular transatlantic voyages with OLYMPIA. The news of the collapse of Greek Line and her final dash from NY into lay up in Greece in 1975, at a time when most of those beautiful liners were sent to Kaoshiung on a no return voyage, including her sister OCEAN MONARCH. Her rescue by Ted Arison in late 1975 marked the turn of the tide for this Lady. A long spell of success in the Caribbean as CARNIVALE made me go to Miami in 1989 to photograph the former Empresses. Later she sailed briefly as FIESTA MARINA. Later on I made a cruise on her in the Aegean - she was the magnificent OLYMPIC of Royal Olympic Cruises by then. Her success did continue over the years cruising all over the world as THE TOPAZ until she was sold to be broken up in India in 2008. She operated around the globe for the Japanese Peace Boat organization in the end...
This magnificent underway photograph of QUEEN ANNA MARIA has been sent by my freind Trevor Jones. It is part of his collection of ship photographs.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Draga DRAVO COSTA DORADA no Tejo

$
0
0
Imagens da draga espanhola DRAVO COSTA DORADA, que tem estado a fazer dragagens no Porto de Lisboa desde 17 de Outubro. Fotografias registadas a 30 de Outubro. A brilhante política de DESMARITIMIZAÇÃO das últimas décadas rapou tudo, nem as dragagens escaparam. Não tenho nada contra as dragas estrangeiras, mas lamento que entre nós todas estas actividades tenham sido destruídas. Ã quem andamos a pedir emprestado para pagar estes serviços importados? Quem se importa? Quanto custa em postos de trabalho e dinheiro adquirir ao estrangeiro serviços que podiam ser assegurados internamente? Não vamos a lado nenhum assim, aliás, os resultados estão bem à vista...


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navios, rebocadores, e o Tejo sempre ali...

$
0
0

Não é tão habitual como em outros tempos recentes, mas de vez em quando o Tejo parece encher-se de navios, rebocadores, embarcações, tudo em movimento a mostrar que é isto um porto, é assim o Tejo, foi deste rebuliço de águas e navios que nasceu Lisboa. Há muito tempo... Fotografias registadas na tarde de 30 de Outubro de 2013, com o paquete CROWN PRINCESS de entrada para atracar ao Jardim do Tabaco.



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

CROWN PRINCESS arriving in Lisbon

$
0
0

Princess Cruises' cruise ship CROWN PRINCESS sailing into the river Tagus on the afternoon of 30 October 2013 for an overnight stay alongside the Jardim do Tabaco passenger terminal, close to Lisbon old Alfama quarter and the downtown or Baixa of Lisbon... 




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

BLUE MASTER II

$
0
0

Porta-contentores BLUE MASTER II saindo de Lisboa a 30 de Outubro de 2013, ao serviço da companhia MACS, de Hamburgo. Sabem qual a origem desta companhia, que ocupa um importante nicho de mercado na carreira da África do Sul? Um belo dia a CTM decidiu acabar com a carreira Norte da Europa - Africa do Sul - Moçambique, o que foi feito de repente, com 1000 toneladas de carga geral no cais em Hamburgo a aguardar um dos nossos navios que nunca chegou. O agente da CTM teve de afretar um navio e a coisa correu tão bem, que nunca mais parou e entretanto proporcionou uma bela fortuna a duas gerações da família Scheder. Os cargueiros da CTM desviados na altura dessa carreira (BAILUNDO, BERNARDINO CORRÊA, CARVALHO ARAÚJO, PEREIRA D'EÇA, MALANGE, ROÇADAS, SERPA PINTO, etc...) passaram a andar no Tramping que provou negativamente, pelo que a partir de 1982 estes navios foram imobilizando na Doca de Alcântara e no Mar da Palha, acabando por serem vendidos em leilão em 1985. O CARVALHO ARAÚJO, por exemplo, navegou apenas durante 13 anos...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

INSULAR de saída para o Caniçal

$
0
0
Cargueiro português INSULAR largando de Lisboa para o Caniçal em mais uma viagem regular semanal da companhia Box Lines na carreira da Madeira. O navio pertence à Transinsular mas está a ser operado pela Box Lines, em regime de afretamento, tendo substituído o navio estrangeiro RUBY  este Verão.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Viewing all 1613 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>