Quantcast
Channel: SHIPS & THE SEA - BLOGUE dos NAVIOS e do MAR
Viewing all 1611 articles
Browse latest View live

150 ANOS DO MUSEU DE MARINHA

0
0
O Museu De Marinha, vocacionado para ser a memória de todas as actividades marítimas dos Portugueses , no comércio, na pesca, no recreio, na investigação e de segurança e defesa, do passado ao presente, nos lagos, rios, estuários até ao Mar longínquo, completa no dia 22 de Julho de 2013 os 150 anos da sua Fundação.
Para além do Programa Oficial, o Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA), uma associação cultural e educativa, sem fins lucrativos, pretende complementar aquelas cerimónias com algumas actividades de vária ordem, para as quais agradece a sua divulgação antecipada e, sempre que possível , uma reportagem dos eventos que lembre que o regresso ao Mar vem a ser considerado um novo desígnio nacional para Portugal.
Esse Programa consta de :
Dia 20 de Julho, Sábado
1000-1300 – Encontro de Clássicos – Mostra estática de automóveis clássicos na Esplanada do Museu de Marinha e feita uma Visita Guiada ao Museu, aos proprietários e acompanhantes.
1230 – Entrega de Diplomas de Participação aos proprietários dos automóveis clássicos na entrada principal do Museu.
Dia 22 de Julho, Segunda-feira
1100/1130 – Largada de 150 balões no Rossio.
Dia 27 de Julho, Sábado
1100 – Concerto pela Banda Municipal do Barreiro no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha e entrega de Diplomas de Participação
1630 – Concerto pela Banda da Sociedade Musical e Desportiva de Talaíde no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha e entrega de Diplomas de Participação.

Ortigão Neves (Presidente da Direcção do GAMMA)

150 ANOS MUSEU DE MARINHA

0
0

Passam hoje exactamente 150 anos relativamente à data de fundação do Museu de Marinha de Lisboa, que desde 1962 está aberto ao público nos Jerónimos, em Belém, e constitui uma das mais importantes referências marítimas e navais da cidade de Lisboa, sendo reconhecido internacionalmente como um dos melhores museus de marinha do mundo.
Parabéns ao Museu e à Marinha e aqui fica a sugestão de visitar o nosso Museu de Marinha com regularidade. Há sempre muito para ver, aprender e  apreciar...

L.M.C.

Com a MSC até Cape Town

0
0
A MSC Cruzeiros apresenta no Inverno de 2013 duas rotas exclusivas a bordo do MSC Opera e MSC
Sinfonia nas suas “Grand Voyages” para a África do Sul. Estes cruzeiros proporcionam verdadeiros
momentos relaxantes e evocam memórias de uma época passada, quando a viagem era tão importante quanto o destino e quando a viagem significava viajar em conforto e em grande estilo, num ritmo mais lento e tranquilo.
Estas duas rotas de lazer de Génova para a Cidade do Cabo são o escape perfeito, especialmente para os viajantes que desejam embarcar numa viagem relaxante de auto-descoberta e sair da rotina por um período prolongado. Durante a viagem, estes cruzeiros oferecem o complemento perfeito de destinos deslumbrantes, programas de enriquecimento e de entretenimento únicos e a oportunidade ímpar para levar a vida no seu próprio ritmo durante os vários dias no mar.
A 25 de Outubro, o MSC Opera vai partir de Génova para uma “Grand Voyage” de 18 dias/17 noites, com escalas em Villefranche-sur-Mer, França, Valência, Espanha, Casablanca e Agadir, Marrocos, Dakar, Senegal, e Walvis Bay, Namíbia, antes de chegar à Cidade do Cabo a 11 de Novembro. Ao longo da viagem, os viajantes vão desfrutar de um total de 10 dias completos no mar, incluindo 6 dias consecutivos, quando navegam entre Dakar e Walvis Bay.
O MSC Sinfonia realizará também uma “Grand Voyage” para a África do Sul em Novembro. Durante o seu itinerário de 20 dias/19 noites, o MSC Sinfonia fará escala em Marselha, França, Barcelona, Espanha, Lisboa e Funchal, Portugal, Mindelo, Cabo Verde, e Walvis Bay, na Namíbia, chegando à Cidade do Cabo a 30 de Novembro. No MSC Sinfonia, os viajantes poderão aproveitar 12 dias completos no mar, incluindo 7 dias consecutivos enquanto o navio desliza ao longo da costa oeste de África. Além de portos populares no Mediterrâneo, os destaques deste itinerário são os vários destinos pouco comuns nos itinerários de cruzeiros regulares.

Concerto da Banda da Armada no Museu de Marinha

0
0
Imagens da actuação da Banda da Armada, esta tarde em Belém por ocasião das comemorações dos 150 anos do Museu de Marinha. 
Fotografias a cores mas sem o som e ritmo fantásticos da nossa Banda. Valeu a pena mais uma vez...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


Os 150 anos do Museu de Marinha

0
0
No âmbito das comemorações dos 150 anos do Museu de Marinha, cujo aniversário decorreu hoje, 22 de Julho de 2013, o Almirante CEMA descerrou uma lindíssima placa alusiva tendo a seu lado o Director do Museu, Cte. Costa Canas...



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sessão comemorativa dos 150 anos do Museu de Marinha

0
0

Sessão solene comemorativa dos 150 anos do Museu de Marinha: 



Chegada do Sr. Almirante CEMA, Alm. Saldanha Lopes, recebido pelo Sr. Alm. Bossa Díonísio e Cte. Costa Canas, respectivamente Director da Comissão Cultural da Marinha e Director do Museu de Marinha; 


Imagens das várias intervenções dedicadas ao Museu, após o que se procedeu à condecoração do Museu com a medalha Naval Vasco da Gama...


Fotografias registadas na tarde de 22 de Julho de 2013 no Museu de Marinha.





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Exposição dos 150 anos do Museu de Marinha

0
0




Foi inaugurada a 22 de Julho de 2013, uma grande exposicao comemorativa dos 150 anos de existencia do Museu de  Marinha.

Esta exposicao estara patente ao publico ate ao final de Setembro.

 Escudo que pertenceu a Corveta couraçada VASCO DA GAMA, uma das pecas de grande interesse expostas em Lisboa para comemorar os 150 anos do Museu de Marinha.

Historia do Museu apresentada em paineis. Aqui aspecto da inauguracao a 15 de Agosto de 1962 das actuais instalacoes do Museu  de Marinha, nos Jeronimos, pelo Almirante Am]erico Thomaz.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Submarino BARRACUDA

0
0


Amanhã de tarde, o submarino BARRACUDA vai entrar na doca seca nº 1 do antigo estaleiro Parry & Son, de Cacilhas, onde passa a integrar o núcleo museológico de Cacilhas, com a fragata D. FERNANDO II E GLÓRIA. Após mais de quarenta anos ao serviço da Marinha Portuguesa e mais de 52 mil horas navegadas, o ex-NRP BARRACUDA, que fez a última navegação em 2010, vai integrar o núcleo museológico do Museu de Marinha em Cacilhas, ficando aberto ao público juntamente com a Fragata.
Esta iniciativa tem como base um protocolo assinado a 19 de Dezembro de 2011 entre a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Almada. Desde então, e de modo a tornar possível a entrada em doca e musealização do BARRACUDA, foram efectuadas diversas acções de desassoreamento do canal de acesso e da antecâmara da doca, a substituição da comporta e a preparação do submarino para a sua carenagem e musealização.
Depois de instalado na zona ribeirinha, junto ao Farol de Cacilhas, o submarino estará equipado como se fosse participar em missões, tendo no entanto sido reestruturado de modo a garantir a abertura a visitas em segurança.
A manobra, que consiste na deslocação do ex-NRP Barracuda desde a Base Naval de Lisboa até à doca nº. 1 de Cacilhas, em Almada, e assentamento do submarino, será efectuada de acordo com o seguinte programa:

14:30 - Saída de autocarro de Cacilhas, junto à Fragata D. Fernando II e Glória, para a Base Naval de Lisboa (BNL). 
15:45 - O submarino largará da BNL.
16:45 - Início da manobra de entrada em doca. Após a entrada do submarino em doca, a comporta será recolocada com recurso a uma grua, dando-se início ao esgoto da água e à manobra de assentamento do submarino em picadeiros.

Datas marcantes na história do ex-NRP Barracuda:

24-Set-1964 Assinatura do contrato de construção dos submarinos da 4ª Esquadrilha
19-Out-1965 Assentamento da quilha
24-Abr-1967 Lançamento à água
04-Mai-1968 Aumentado ao efetivo
07-Mai-1968 Primeira navegação
16-Mai-1968 Primeira Imersão (duração de 1h 30m)
10-Nov-1968 a 13-Nov-1968 Viagem de Lorient para lisboa
04-Set-1979 Primeiro exercício de rendez-vous em imersão com submarinos Portugueses.
15-Dez-1982 Barracuda larga para efetuar o afundamento do "Bandim"
11-Jun-1997 a 11-Jul-1997 Durante a Operação "Endurance" atingiu-se a autonomia máxima dos Submarinos da Classe Albacora (31 dias no mar).
27-Jan-2010 Última navegação
02-Ago-2010 BARRACUDA - Passou ao estado de desarmamento.
Fotografia do BARRACUDA no Alfeite a 16 de Juho de 2013. Luís Miguel Correia

Nova chaminé do FUNCHAL

0
0

Ficou concluída ontem, dia 25 de Julho de 2013, a nova pintura da chaminé do paquete FUNCHAL, com as cores adoptadas pela nova empresa operadora do navio, a Portuscale Cruises. Em termos de proporções a aplicação do símbolo gráfico da Portuscale resultou melhor no FUNCHAL do que no final de Junho no PORTO. 

O FUNCHAL está a ser modernizado no estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa e os trabalhos estão a entrar na fase final, estando previsto que o navio retome o serviço de cruzeiros internacionais já em Agosto de 2013. A título de curiosidade, a chaminé do FUNCHAL passa agora pela sua 11ª versão em termos de cores, desde 1961. 
Mais imagens e informações alusivas ao FUNCHAL aqui...
FUNCHAL showing her new funnel colours: The Portuguese cruise ship FUNCHAL had her gracious funnel repainted in the livery of the new operator PORTUSCALE CRUISES yesterday, 25th July, in Lisbon. This is the eleventh different funnel colours in the 52 years of history of the FUNCHAL, a Classic Beauty looking fantastic again and due to return to international cruises service next August in European waters. She is set to become the "Great Old Girl of Classic Cruising", as an American PR team could classify her... Although FUNCHAL is in fact a 52-year old passenger ship, she must be seen as the more genuine of the few remaining active post-war passenger ships. Although she has had a long, mostly successful and varied active life the final 35 months have turned the most challenging with the demise of the previous owners and a negative economic environment leadind to a possible sad end to FUNCHAL. Well she has been rescued from a possible final trip to Aliaga and on 17 January 2013 FUNCHAL and three of her fleet mates were purchased by a new Portuguese company and since then she has returned to life. Nothing seems to be spared to turn her into a beautiful reconditioned 4-star cruise ship and in fact FUNCHAL now starts to look better than ever although when new she was a masterpiece of beauty and perfectionism...
More about the FUNCHAL here...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Uma Fragata no Tejo

0
0

A fragata portuguesa NRP CORTE REAL entrou ontem, 25 de Julho, de manhã no Tejo no final de mais uma missão SAR e o BNM cruzou-se com este belo navio de guerra no meio do Tejo, e registou o acontecimento em constatação de que afinal as Fragatas não desapareceram totalmente do Tejo...

O mesmo terá sentido o navio de passageiros de tráfego fluvial S. JORGE, da Transtejo, que se cruzou com a CORTE REAL a meio do rio no decurso de uma das suas travessias de Cacilhas para o Cais do Sodré.

Ambos os navios são de construção alemã, embora com características e dimensões muito diferentes...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



UM BARRACUDA EM CACILHAS...

0
0
Na tarde de 25 de Julho de 2013 entrou na doca seca nº 1 do antigo estaleiro Parry Son de Cacilhas o submarino BARRACUDA, segunda das quatro unidades de construção francesa que integraram a quarta esquadrilha de submarinos da Marinha Portuguesa em 1967-69.
O BARRACUDA vai ser transformado em museu passando a integrar o núcleo de Cacilhas do Museu de Marinha, de que faz parte também a fragata D. FERNANDO II e o farol do pontal de Cacilhas.
O BARRACUDA fez assim a sua última viagem, da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, para Cacilhas, a reboque do ALERTA, um pequeno veterano cujo casco completa 100 anos este ano, e o SVITZER LISBOA. Auxiliou ainda a manobra de entrada na doca a lancha PIONEIRO DO RIO.
O acontecimento despertou a atenção de muita gente, de entre amigos da Marinha e dos navios a simples curiosos. O BNM também lá esteve e registou algumas imagens...















Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



FUNCHAL de regresso ao mar...

0
0
O nosso belo Paquete FUNCHAL no estaleiro naval do Porto de Lisboa, em reportagem em directo no "Bom Dia Portugal" da RTP esta manhã. Ver aqui...
É sempre bom ver uma peça jornalística em que não se dizem asneiras, embora também não se diga nada de novo. Curiosamente tanto a jornalista como o armador e o comandante infringiram as disposições de segurança do estaleiro, sem capacetes de protecção e outras parafernálias securitárias. Sustive a respiração a ver a peça não fosse aparecer o simpático senhor baptista da rocha, que não se deve confundir com o famosíssimo Leão da Estrela ou a clássica mulatinha Preta Fernanda, de boas memórias no imaginário boémio do Cais do Sodré e Aterro lisboeta do século XIX, o meu receio era ver, em directo cair um parafuso na cabeça de algum dos divulgadores do nosso FUNCHAL. Tal não aconteceu... 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FUNCHAL, Fugas, Público...

0
0

O nosso belo e querido FUNCHAL renovado, pintado e mediatizado em divulgação no jornal Público via Fugas...

Ver aqui... Mais um belíssimo trabalho de divulgação do FUNCHAL a integrar uma campanha alargada na imprensa e em outros suportes portugueses, promovida pelo novo operador Portuscale, claro com uma ajudinha de uma empresa de comunicação. Tudo certinho, ainda não li em lado nenhum classificarem o nosso veterano de aventuras insulares e outras como "paquete de passageiros", "embarcação" e outros mimos frequentes. Muito bem.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FUNCHAL em ritmo de alvorada à beira-Tejo

0
0
Depois de deitar cedo nada melhor que cedo erguer e ir fazer a inspecçãozinha matinal ao FUNCHAL. Esta manhã o navio acordou assim...
O FUNCHAL encontra-se na fase final de renovação e recuperação e tem previsto sair de Lisboa no próximo dia 6 de Agosto com destino a Gotemburgo, na Suécia, uma espécie de segundo porto-base do FUNCHAL desde Maio de 1976, quando, todo pintadinho de branco, chaminé incluída, lá seguiu para a Escandinávia para os primeiros cruzeiros com os suecos.
Agora que o navio se prepara para regressar às suas navegações e cruzeiros depois de salvo miraculosamente de uma eventual sucata e reciclagem, não de deixo de sentir alegria no testemunhar de mais este novo folgo dado ao velho FUNCHAL, mas por outro lado, o Tejo e a Rocha vão ficar mais despidos sem a presença carismática do antigo paquete da Insulana. Mas navegar é preciso, toda a força à vante, FUNCHAL...

 








Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


FUNCHAL com AIS ligado

0
0

O regresso do FUNCHAL à actividade comercial: o navio já tem o sistema automático de identificação ligado. Já não era sem tempo...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Os paquetes que entram de manhã na barra (...)

0
0


"Os paquetes que entram de manhã na barra
Trazem aos meus olhos consigo
O mistério alegre e triste de quem chega e parte.
Trazem memórias de cais afastados e doutros momentos
Doutro modo da mesma humanidade noutros portos."

Pequeno excerto de Ode Marítima escrito por Fernando Pessoa com a alma de Álvaro de Campos. Um verso com que em 1992 comecei os meus PAQUETES PORTUGUESES, o segundo dos 19 livros que entretanto tive oportunidade de publicar. Espero não me ficar por aqui. Entretanto continuam a fascinar-me os paquetes que entram de manhã na barra. Como aconteceu com o ADVENTURER OF THE SEAS na manhã de 1 de Agosto de 2013.
Edição, texto e imagens /Editing, text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

As aventuras fluviais do Hipopótamo do Tejo

0
0

Contrastando com o grande navio de cruzeiros de entrada - o ADVENTURE OF THE SEAS - o pequeno anfíbio HIPPOTRIP desce o Tejo numa viagem atrevida das Doca do Bom Sucesso para a Praia de Algés dando oportunidade a estas fotografias curiosas registadas na manhã de 1 de Agosto de 2013.

O HIPPOTRIP é uma das mais recentes apostas marítimas e turísticas do Tejo junto a Lisboa, oferecendo uma nova aposta para passeios fluviais, num sector cada vez mais competítívo mas que parece teimar em não conseguir massa crítica. A nova operadora de aventuras fluviais tem um sítio na rede aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

O DIA DO FUNCHAL

0
0

"- Hoje é o dia do FUNCHAL, é a festa do FUNCHAL", anunciou Rui Alegre, o novo armador do paquete a abrir a festa da inauguração do novo FUNCHAL reabilitado depois de três anos de Matinha, desespero e esquecimento.

O protagonista principal do evento foi o próprio FUNCHAL, cada dia mais bonito, de cujo tombadilho da piscina Rui Alegre foi recebendo os seus muitos amigos e convidados, num fim de tarde de 1 de Agosto tranquilo. 
É uma piscina renovada num espaço muito melhorado num espírito de "devolver a dignidade ao FUNCHAL" em que muito se tem empenhado a Portuscale Cruises.
O FUNCHAL encontra-se na doca nº 1 do estaleiro naval do porto de Lisboa, concessionado à firma Navalrocha, desde 3 de Junho. "É um navio novo, foi tudo renovado".
A festa incluiu uma pequena cerimónia a que presidiu o Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, com a bandeira nacional a ser novamente içada à popa do paquete e um sacerdote católico a proferir uma oração e a abençoar o FUNCHAL.
Os trabalhos de reparação e modernização do FUNCHAL ainda não acabaram, mas o regresso ao mar está previsto para a próxima semana. Já foram gastos cerca de 10 milhões de  euros nesta reabilitação do mais interessante dos quatro navios da nova empresa. É que o FUNCHAL é isso mesmo, o FUNCHAL. Tem nome e alma e faz parte de inúmeros universos de boas recordações na vida de muitos milhares de passageiros que em cerca de 50 anos viajaram a bordo do navio. Esse espírito tão peculiar ao FUNCHAL foi entretanto descrito pormenorizadamente num livro intitulado FUNCHAL SER DO MAR, escrito pelas irmãs Baptistas, que foi apresentado e oferecido muito amavelmente aos convidados.
Foi a festa do FUNCHAL, a que não faltaram as vozes e o canto de Carlos Guilherme, Carlos do Carmo e Inês Santos.. Já de noite ainda houve fogo de artifício. 





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

PASSOS COELHO a bordo do FUNCHAL

0
0
A inauguração da nova fase de vida do paquete FUNCHAL, a 1 de Agosto, no estaleiro da Navalrocha, contou com a presença do primeiro-ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, que assistiu ao içar da bandeira à popa do navio e proferiu algumas palavras alusivas à conjuntura económica, ao mar e ao FUNCHAL.
Passos Coelho considerou que a renovação do FUNCHAL se integra no tipo de medidas necessárias para "dar um horizonte de esperança ao país". 
Reconhecendo os sacrifícios muito grandes feitos ao longo do processo de ajustamento da nossa economia, disse que essas restrições foram feitas, justamente, para dar um horizonte de esperança e de confiança ao país. disse, na reinauguração do paquete Funchal, na Doca Seca, de Lisboa. 
Aludindo ao investimento nos navios de cruzeiros de Rui Alegre, Passos Coelho afirmou que "estamos, justamente, a atravessar um momento em que precisamos de investir em actividades acrescentem valor, que nos abram mais ao mundo e que representem para a generalidade dos portugueses uma aposta de confiança e de esperança no futuro", encarando o mar como "um recomeço cheio de esperança para muitos que olham o mar não apenas como forma de reclamar soberania, mas como meio de poder acrescentar futuro, esperança e valor às suas vidas e à economia". Acrescentou que para que essa esperança se possa materializar, Portugal necessita que se aposte na economia, em actividades novas, mas também em actividades muito ligadas a áreas estratégicas para o país, de há muitos anos a esta parte. Uma delas é o turismo que representa pouco mais de 10% da nossa riqueza anual, mas pode representar bastante mais, afirmou.
Depois da cerimónia Passos Coelho assistiu à actuação de Carlos do Carmo e de Carlos Guilherme num palco sobre a nova piscina do FUNCHAL. 
Prestou honras ao Primeiro-Ministro um corpo de Cadetes do Mar, cuja organização estabeleceu um protocolo com o empresário Rui Alegre no sentido de se potenciar futuramente oportunidades de trabalho para os jovens a bordo dos navios da Portuscale.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

NORUEGA na Ponta da Rocha

0
0
Navio de investigação das pescas NORUEGA atracado ontem ao fim da tarde (1 de Agosto) na Ponta da Rocha, uma fotografia tirada da popa do FUNCHAL. Tal como este, o NORUEGA agonizou durante cerca de dois anos inactivo atracado ao porto de Lisboa, no Poço do Bispo mas o atraso na aquisição de um navio em segunda mão, mais recente obrigou à reactivação e reparação do NORUEGA, efectuada na Navalrocha há meses.
Pena que a tripulação do navio não esteja a fazer manutenção no que se refere à pintura do costado, que dentro de algum tempo estará igual à imagem que tinha antes de ser docado.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Viewing all 1611 articles
Browse latest View live




Latest Images