Quantcast
Channel: SHIPS & THE SEA - BLOGUE dos NAVIOS e do MAR
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1613

Quanto mais chaminés, melhor

$
0
0

Até ao terceiro quartel do século XX, as grandes viagens eram efectuadas principalmente em navios de passageiros, em travessias intercontinentais. Um grande paquete era um mundo como tão bem mostrou o filme TITANIC. A estratificação social mantinha-se a bordo com as diversas classes separadas, mas a que mais lucro dava aos tansportadores era a terceira classe e o transporte de emigrantes, levados aos milhares da Europa para o novo Mundo.
As grandes companhias de navegação rivalizavam entre si no sentido de oferecerem aos seus clientes os navios mais bonitos, luxuosos e rápidos. A imagem de um bom navio, fiável, estava associada ao número de chaminés que apresentava, argumento a que eram especialmente sensíveis os emigrantes, o que levou à construção de muitos paquetes de 3 e 4 chaminés, tendo-se chegado a projectar navios de 5 chaminés, que não se concretizaram. Algumas das chaminés eram falsas, tendo apenas função estética. Desde sempre a importância da imagem, como se pode apreender da observação destes postais, dos paquetes BELGENLAND e ARUNDEL CASTLE.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1613