O navio não é português, seria altamente improvável nos tempos desmaritimizados que correm. O nome sim, Vasco da Gama, é português e do mundo.
Talvez o nome português mais internacionalizado em costados de navios mercantes (VASCO DA GAMA), mas muito pouco usado nos navios da Marinha Mercante portuguesa. De significado, só me vem à memória o paquete VASCO DA GAMA ex-INFANTE DOM HENRIQUE, escolha do armador grego George Potamianos em 1988 quando a pedido do afretador alemão Neckermann teve de arranjar uma alternativa para o INFANTE, dada a dificuldade da pronúncia na Alemanha do nome do nosso Infante D. Henrique. E mesmo este majestoso VASCO DA GAMA, nos 7 anos em que navegou com essa designação, teve à popa a bandeira do Panamá.
O sítio Equasis refere seis navios mercantes e de pesca com o nome VASCO DA GAMA, incluindo o ex-STATENDAM, cuja proa registei dia 3 a cortar o Tejo.
Se o nome VASCO DA GAMA não reuniu simpatias na frota mercante portuguesa, o mesmo não se pode dizer quanto à Armada, com duas naus, um cruzador e duas fragatas chamadas VASCO DA GAMA, incluindo a actual Meko 200 PN.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia