Saudades do Porto do Funchal antigo, neste caso, de 31 de Dezembro de 1969, com os navios de passageiros HAMBURG, FUNCHAL, ANDES e ANCERVILLE atracados ao molhe da Pontinha para mais uma noite de passagem de ano. Um quadro representativo dos magníficos navios de passageiros da década de 1960: o HAMBURG era, com o QUEEN ELIZABETH 2, um dos mais modernos paquetes do mundo, entrado ao serviço nesse mesmo ano de 1969, quando quase todos vaticinavam a extinção eminente do paquete como senhor dos mares. Igualmente construídos nos anos sessenta, os navios FUNCHAL (1961) e ANCERVILLE (1962) eram dois paquetes magníficos, já com características a pensar nos cruzeiros, enquanto o ANDES, de 1939, era o veterano deste grupo, com os seus dias em contagem decrescente, dado que foi vendido para sucata em Maio de 1971.
O cais era moderno e espaçoso para os padrões da época, acabado de ser construído pouco antes, em 1962. Tão diferente do seu aspecto actual. O mesmo cais, mas tão reformatado e domesticado face aos ditames de visão politicamente correcta, com milhões gastos, em parte desbaratados por entre incompetência e inutilidade, e com tudo isto perdeu-se a escala original e a ingenuidade dos antigos cais e navios a preto e branco, face ao novo-riquismo entretanto prevalecente. Saudades do Porto do Funchal antigo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia