No local onde durante cento e quarenta anos existiu a Doca do Jardim do Tabaco, começa a ganhar forma concreta o edifício do novo terminal de navios de cruzeiros de Lisboa, um importante investimento privado que permitiu avançar com uma obra que viu a sua concretização ameaçada na sequência da bancarrota de 2011.
A escolha do terminal de cruzeiros na zona do Jardim do Tabaco a Santa Apolónia traduz-se numa ideia feliz que reposicionou os navios de passageiros no coração de Lisboa e ao mesmo tempo está a possibilitar a reestruturação urbanística de uma zona em estado avançado de degradação, parcialmente travado com as obras efectuadas por ocasião da EXPO 98, a que entretanto se está a dar maior profundidade.
Muda a cidade, a paisagem e a valência portuária, que se refina com os aristocráticos paquetes de cruzeiros. Para inaugurar em 2017 uma obra que devia ter sido feita há muitos anos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia